-
Arquitetos: Herzog & de Meuron
- Área: 190 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Christian Schramm, Daisuke Hirabayashi, Robert Hösl
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta nova edificação, centralmente localizada em Bregenz, Áustria, pretende oferecer uma contribuição independente para a vida cultural e pública da cidade no Lago Constança.
O novo volume de cinco andares abriga um pequeno hotel, uma sala de eventos culturais e um apartamento privado, preservando a fachada histórica original para que o prédio se integre perfeitamente ao contexto existente da cidade.
Construído no século XVII, o edifício abrigou diversos programas; foi uma cervejaria, um cinema, um banco, uma loja de móveis e, mais recentemente, um bar e clube, passando por significativas alterações com essas transformações. A fachada voltada para Kornmarktplatz também foi modificada várias vezes para refletir seu uso respectivo. A aparência neobarroca atual do edifício remonta ao seu uso como banco no início do século XX. Após um incêndio no telhado, o prédio permaneceu vazio por anos, consequentemente, o tecido do edifício sofreu muito e não pôde mais ser mantido.
O histórico Kornmarktplatz representa o centro social e cultural da cidade entre o Lago Constança e a montanha local Pfänder. Instituições-chave, incluindo o Kunsthaus Bregenz e o Museu Vorarlberg, o Vorarlberger Landestheater, bem como lojas, cafés e restaurantes estão localizados aqui. O Kornmarktplatz era originalmente ativo como um ponto de transporte supra-regional para o comércio de grãos, mais tarde se transformando no núcleo da cidade. Em 2013, medidas foram tomadas para reduzir o tráfego e, desde então, ele voltou à sua função original como um mercado.
A frente e a parte posterior do terreno de 8 metros de largura e quase 23 metros de profundidade possuem características diferentes: a extremidade voltada para o norte em direção à praça tem uma presença muito pública, enquanto a extremidade sul em direção ao pátio interno é mais privada. Duas paredes corta-fogo fecham o edifício ao longo de seus lados, ambas conectadas por uma cobertura. As paredes corta-fogo e a cobertura em arco são uniformemente revestidos formando uma pele de metal branco, coordenada em cor com a fachada existente em azul claro com ornamentação branca.
O generoso envidraçamento proporciona uma vista desobstruída do lago até o monte Pfänder - com espaços habitacionais e quartos do hotel orientados para os lados estreitos do edifício. O centro do edifício abriga um acesso vertical e um terraço, trazendo a luz do sol através de um recorte na cobertura. O salão multifuncional no térreo se estende por toda a profundidade do edifício, mas pode ser transformado em dois ambientes por conta de uma divisória móvel.